segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Hoje Muro Virtual
O que se pode dizer do dia de hoje? Especial para mim por razões particulares. Especial de certo para os germanos por razões gerais.
20 anos é o tempo que dista da "queda" do Muro de Berlim. Convenhamos: aquilo não caiu. Diz-se que foi mandado abaixo.
Tanta coisa se poderia dizer mas agora não temos tempo... Tempo esse que seria sempre pouco para descrever toda a época vivida de lá até hoje e se de facto o mundo mudou assim tanto.
Alguém disse algo do género: " O comunismo era mau mas nós não sabíamos. O que já sabíamos era que o Capitalismo não era nada bom."
Hoje milhões de alemães vivem numa espécie de pátria orfã. São alemães mas são de uma Alemanha diferente. Uma Alemanha que era controlada pela Stasi, onde tudo tinha uma ordem, a liberdade valia o que valia. Era a célebre Cortina de Ferro, Cortina de Aço, Muro da Vergonha. Mundos àparte. Realidades díspares.
Hoje os 5 estados federados da antiga República Democrata Alemã continuam os últimos na economia alemã. Não chegam a 70% da economia da ex-República Federal e a taxa de desemprego é o dobro dos irmãos ditos ocidentais (perto dos 17%). A economia da ex-RDA não descola.
""A unidade alemã não foi alcançada ainda completamente porque entre o Leste e o Oeste continuam a existir diferenças estruturais." disse Angela Merkel a chanceler alemã.
Durante 40 anos, a RFA viveu num regime capitalista, controlado por França, Inglaterra e E.U.A. onde foram "dados" cerca de 3,3 biliões de dólares ao abrigo do Plano Marshall. Este plano Marshall que um dia abordarei de uma outra forma pois este plano tornou a Europa refém dos interesses e grandes indústrias do capital Norte Americano.
Hoje então o que se poderá fazer? Sim porque só existe uma Alemanha fisicamente, social e economicamente são duas realidades diametralmente opostas. É um esforço que não me atrevo a pensar como vai ser conseguido. Por cá já se passaram 35 anos duma Revolução e social e economicamente descolámos. Mas temos um estado baseado na pequena corrupção, peculato, troca de favores e interesses escuros. As mentalidades também evoluíram lentamente."Se o Estado "rouba" eu também roubo." Diz o portuguesinho alegremente.
Na Alemanha a realidade de Leste não será muito diferente. Houve alguma evolução, mas as mentalidades estarão desfazadas dos seus irmãos ocidentais. Vivem com um passado que não é fácil de carregar. 1º a Alemanha Hitleriana, depois a Alemanha Estalinista. Fardo último este que passou ao lado da Alemanha Federal. Viveram o pior de 2 mundos. E continuam numa outra Europa.
O que é certo é que têm de viver em comum e em comum encontrar soluções para que de facto o Muro caia. Sim porque só quem não conhece um pouco a realidade alemã é que se atreverá a dizer que de facto o Muro já não existe...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário